Raban Issac completa 15 anos de ordenação sacerdotal

Há 15 anos era ordenado em Brasília - DF o Raban Issac Souza, monge e sacerdote da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil, pela imposição das mãos do falecido arcebispo Dom Leolino. Segundo Raban Issac, a passagem que mais marca sua vida religiosa é “Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós” (João 15, 16).

Nesses 15 anos, muitos fatos marcaram a vida religiosa de Raban Isaac, entre eles o fato de ter estudado no Mosteiro e Seminário Teológico de Santo Efrém, em Maarat Saydnaya, na Síria, e de ter sido sagrado monge pelas abençoadas mãos do saudoso Patriarca Mor Ignatius Zakka I, também na Síria. Abaixo apresentamos uma entrevista com o reverendo sacerdote:

Entrevista: 1 - O que significa para o senhor estes 15 anos de sacerdócio?
O Sacerdócio é um Serviço Espiritual a Igreja! Antes, eu achava que queria ser padre, porque achava bonito, e via muitos padres nas igrejas velinhos e estrangeiros, com voz enrolada. E também a Igreja cheia de pessoas o vendo (o padre) explicar a Palavra de Deus. Hoje, com a vocação apurada e amadurecida de 15 anos, olho pra traz e percebo que meu chamado é verdadeiramente pra “Vida Monástica Eremita”.

2 - Quando sentiu o chamado a vida religiosa?
Minha família é toda envolvida com as atividades paroquiais, minha avó era zeladora da igreja no interior e realizava os cultos da palavra de Deus e as novenas nas roças, líder comunitária; minha mãe catequista e professora na colônia agrícola rural. Minha irmã é freira (monja). Um primo meu foi seminarista... e eu sempre respirei espiritualidade e gostava de brincar de rezar missa etc. quando terminei o 2. grau pedi ingresso no seminário e estou até hoje aqui. E não voltei atrás mais.

3 - Quais os principais obstáculos nesses 15 anos?
Na realidade do Brasil, um padre de outro rido que não seja o da Igreja Católica, é um desafio atual. O padre não consegue no modo geral se manter do altar, precisa ter uma atividade secular par se organizar financeiramente, mas existem exceções! A falta de formação adequada para conhecer a Doutrina da nossa tradição: Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, das Igrejas Orientai Antigas, não da: Teologia Ortodoxa Bizantina – Grega – Russa – Eslava – etc. Nem da: Teologia das Igrejas Uniatas, e, nem tão pouco da Igreja Católica, que não é o que nos propomos a seguir. Chegamos ao ponto de nos justificar pelo carisma da missão a sermos uma igreja missionária ou renovada, com aspectos pentecostais, divergentes da nossa crença, por ignorância, ocorreram e já foram corrigidos.

4 - Quais os caminhos para manter firme a vocação?
A Oração, o Temor de Deus, Foco na meta, a Mística, a Espiritualidade, o Jejum, a Confissão, a Eucaristia, a Leitura Orante da Palavra de Deus, o Exame de Consciência diário antes de dormir, os Estudos Teológicos e a orações de intercessão dos outros pela sua vocação.

5 - Qual sua mensagem para aqueles que querem seguir o mesmo caminho?
Vocação é Decisão! Vocação é chamado de Deus ao homem! Vocação é para os violentos que lutam dia a dia para anunciar o Reino de Deus ao mundo dos que não crêem mais.

Nomes de pessoas especiais no seu discernimento vocacional:
Ir. Inês Souza Dom Vicente Zico, CM Pp. João Paulo II

Principais fatos marcantes nesses 15 anos como sacerdote:
As diversas comunidades que residi neste Brasil e fora do país.
Curso Teológico em 12 fascículos – PADCO – Aparecida de Goiânia/GO: 2009
Representar a nossa Igreja no Vaticano
Representar a nossa igreja no Conselho Curador do CONIC
Comissão Teológica do CONIC Comissão da CFE 2021
Participar do Velório do Patriarca Ignatius Zakka no Líbano e Síria
Participar da entronização do Patriarca Ignatius Aphrem II (atual patriarca)
Participar da Ordenação do Arcebispo Mor Tito na Síria
Formação em Administração e Pós-graduação em Adm. Pública na FALBE/DF 2018
Secretario Geral da Igreja no Brasil da ISOA / ICOSB / ASFAC / SEMINáRIO DE SAMAMBAIA como Diretor.
Professor de Aramaico On-line