121º - Mor Inácio Yakob III

UMA BREVE BIOGRAFIA DE SUA SANTIDADE MORAN MOR INÁCIO YAKOB III - (1912- 1980)

Mor Inácio Yakob III nasceu no dia 12 de outubro de 1912, na aldeia de Bartalla no Iraque. Foi ordenado diácono pelo Patriarca Inácio Elias III e sacerdote pelo Patriarca Inácio Efrém Barsoum . Em 1993, ainda como Raban Abdel Ahad visitou a Igreja Ortodoxa Siríaca em Kerala , na Índia, onde serviu como um malphono (professor) no Mor Ignatios Dayro. Em 1946, ele voltou para o Oriente Médio para ensinar no Seminário de Mor Efrém em Moçul e foi ordenado Metropolitana de Beirute e Damasco em 1950. Em 1957 foi consagrado Patriarca após a morte do Patriarca Inácio Efrém Barsoum.

Escreveu pelo menos trinta livros sobre história da Igreja, espiritualidade e liturgia, incluindo uma História da Igreja até o século VI, uma História da Igreja siríaca na Índia, um estudo comparativo entre os idiomas siríaco e árabe, além de personalidades como Efrém, o sírio , Filoxenos de Mabbug e Yakob de Serugh. Estudiosos da igreja consideram sua palestra na Universidade de Goettingen em 1971 como uma preciosidade da Igreja siríaca.

Mor Yakob III era hábil em música siríaca. Ele era dotado de uma memória afiada que lhe permitiu memorizar mais de 700 melodias do Beth Gazo, incluindo variantes (Shuhlophe). Segundo o patriarca Inácio Zakka I Iwas, sua voz era como o cântico de um rouxinol. Yakob III foi discípulo de outro mestre da música, Mor Yulios Elias Qoro, então Delegado Patriarcal na Índia.

Ele estava familiarizado com sua escola de música nativa no Iraque (a Escola de Takrit), bem como a Escola mais popular de Mardin. Durante uma visita de cinco meses para os Estados Unidos, Mor Yakob III, a pedido do Metropolita Mor Atanásio Yeshu Samuel, arcebispo de Estados Unidos e Canadá, registrou a Beth Gazo de acordo com a Escola de Mardin. Esta gravação serve como referência de autoridade à tradição musical da Escola de Mardin. O Patriarca Yakob III é também lembrado por sua celebração espiritualmente edificante da liturgia. Ele encorajou muitas pessoas a aceitar um modo de vida simples. Após ter consagrado o Myron (óleo santo) no mosteiro Mor Gabriel em 1964, o Myron começou a fluir do recipiente no dia seguindo, curando muitas pessoas.

Sua Santidade Yakob III morreu em 26 de junho de 1980.