A Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia - Arquidiocese para as missões no Brasil e América do Sul é herdeira de uma tradição apostólica milenar, fundada pelos santos apóstolos Pedro e Paulo na antiga Antioquia da Síria. Presente em território brasileiro desde 1950 (quando foi inaugurada a primeira igreja siríaca ortodoxa, em São Paulo), a Igreja se consolidou inicialmente com comunidades formadas por imigrantes do Oriente Médio, que buscaram preservar sua fé, cultura e identidade religiosa em solo latino-americano.
A partir da década de 1980, impulsionada pelo espírito missionário e pelo desejo de evangelização entre os brasileiros, a Igreja expandiu sua presença através das chamadas “Igrejas de Missão”. Essas comunidades acolheram fiéis de diferentes origens e passaram por um processo de enculturação, adaptando práticas e expressões de fé ao contexto local, sempre em comunhão com a Santa Sé Patriarcal de Antioquia. Atualmente, o clero missionário é liderado por Sua Eminência Mor Tito Paulo George Hanna, Arcebispo Metropolitano e Núncio Apostólico, com sede em Brasília, responsável por coordenar as atividades pastorais, formativas e evangelizadoras em todo o Brasil e América do Sul.
O clero da Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia no Brasil e América do Sul é composto por bispos, sacerdotes, monges e diáconos evangelistas. Em todas as suas expressões, a Igreja mantém sua fidelidade à fé ortodoxa não-calcedoniana e ao patrimônio espiritual aramaico, promovendo o diálogo, a unidade e a missão entre os povos do continente sul-americano.
SEÇÃO EM ATUALIZAÇÃO!!!!!!!!
BRASÍLIA - DF
GOIÁS
SÃO PAULO
RIO DE JANEIRO
MARANHÃO
PIAUÍ
CEARÁ
PARAÍBA
BAHIA
MATO GROSSO DO SUL
PARANÁ