A Bíblia Sagrada ocupa um lugar central na vida da Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia, sendo reconhecida não apenas como um texto sagrado, mas como testemunho vivo da fé e da tradição apostólica. A Igreja faz uso, desde seus primórdios, da Peshitta, a versão bíblica em siríaco (aramaico), a língua de Jesus Cristo, sua mãe Maria, e dos primeiros Apóstolos. Esta tradução, elaborada entre os séculos II e V, permanece, até hoje, como a base das leituras e dos estudos bíblicos em nossas celebrações e catequeses.
O contato com as Escrituras é realizado de modo tradicional e litúrgico, respeitando o lecionário anual que determina as leituras do Antigo e do Novo Testamento de acordo com o calendário litúrgico e as necessidades espirituais do povo de Deus. Este compromisso garante que a Palavra seja vivida, celebrada e interpretada em comunhão com uma tradição milenar, enriquecida pelo estudo, pela oração e pelas interpretações patrísticas.
A Igreja Siríaca Ortodoxa entende a Bíblia em íntima relação com a Santa Tradição. Cremos que a Escritura, iluminada pelo Espírito Santo, revela a plenitude do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e orienta os fiéis na vivência da fé e dos sacramentos. Convidamos todos a conhecerem e se aprofundarem na Sagrada Escritura, fonte de vida, inspiração e unidade para o povo cristão, em sintonia com a vivência e o ensinamento dos Santos Padres da Igreja.
Versão online das Sagradas Escrituras em siríaco (aramaico) disponibilizada pelo Departamento de Estudos Siríacos do Patriarcado Siríaco Ortodoxo de Antioquia e Todo o Oriente.
Versão online das Sagradas Escrituras disponibilizada pela editora católica Paulus - Antigo e Novo Testamento. Clique aqui e acesse.
Versão online das Sagradas Escrituras na versão da editora católica Ave Maria - Antigo e Novo Testamento. Clique aqui e acesse.
Versão online das Sagradas Escrituras em espanhol disponibilizada pela Conferencia Episcopal Española. Clique aqui e acesse.