São Gregório de Jerusalém (Mor Gregorios Abdul ‘Galeel)

Dia 27/04 comemoramos São Gregório de Jerusalém, conhecido como o restaurador da fé ortodoxa na Índia, e também conhecido como o “Tiago Baradeus” da Índia, pois através de seus esforços a ligação entre a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Igreja Malankara foi plenamente restabelecida, mantendo assim as tradições e a doutrina siríaca intactas na Índia.

Nascido em Mossul, no Iraque, foi sagrado bispo em 1654 e, 10 anos depois, transferido como arcebispo de Jerusalém. São Gregório de Jerusalém foi responsável por trazer paz e organização a nossa Igreja na Índia, que sofria com a o proselitismo e a perseguição Nestoriana e Latina, através dos portugueses. Em 1665 chegou a Índia e, após a sagração de Marthoma I, partiram juntos por Kerala pregando e revivendo as tradições espirituais do povo ortodoxo siríaco.

Milhares de fiéis visitam seu túmulo todos os anos. Em 2006, o então Patriarca de Antioquia e Todo Oriente, S.S. Mor Ignatius Zakka I Iwas, autorizou a inclusão de São Gregório de Jerusalém nos dípticos, juntamente com Santo Inácio Elias III, São Baselios Yeldh e São Gregório de Parumala.

São Gregório de Jerusalém, intercedei por nós!