Sua Santidade Moran Mor Ignatios Aphrem II, Karim - 123º Patriarca de Antioquia e Todo Oriente

MORAN MOR IGNATIUS APHREM II, KARIM - BIOGRAFIA

Sua Santidade o Patriarca Inácio Efrém II Karim nasceu em 3 de maio de 1965, na cidade de Kamishly, na Síria. Ele perdeu o pai ainda muito jovem, sendo criado por sua amorosa mãe, a senhora Khanema Issa Karim.

Sua caminhada religiosa começou logo após concluir sua educação primária em Kamishly, em 1977, ao entrar para o Seminário Teológico de Santo Efrém, em Atchaneh no Líbano, onde concluiu seus estudos básicos. De lá serviu a arquidiocese ortodoxa siríaca de Aleppo na Síria, até o ano de 1984, quando entrou para o Seminário Teológico Copta na cidade do Cairo, no Egito. Lá ele fez seus estudos superiores, recebendo o bacharelado em Divindade em 1988. Sua Santidade fez seus votos monásticos em 1985, entregando-se totalmente ao serviço da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, sendo ordenado diácono no Egito e sacerdote na cidade de Kamishly no mesmo ano.

Até 1989 o patriarca Inácio Efrém II Karem serviu tanto como secretário do então patriarca Inácio Zakka I como professor do Seminário Teológico Santo Efrém, em Damasco na Síria. No ano de 1991, foi aprovado para o licenciamento em teologia no Saint Patrick's College, na Irlanda, onde recebeu o doutorado em Divindade defendendo sua tese sobre o simbolismo da cruz no cristianismo siríaco. No dia 28 de janeiro de 1996, em sua cidade natal Kamishly, Sua Santidade Inácio Efrém II Karim foi sagrado bispo pelo saudoso patriarca Inácio Zakka I, recebendo o nome de Mor Cirilo Efrém Karim, para exercer seu ministério episcopal como metropolita e vigário patriarcal na arquidiocese ortodoxa siríaca do leste dos Estados Unidos. Sua posse se deu no dia 2 de março de 1966, na Catedral de São Marcos, em Teaneck, New Jersey.

Sua Santidade Inácio Efrém II Karim, além de ser bastante comunicativo e de um grande carisma, é também fluente na língua siríaca clássica e touroyo (popular), além de inglês, árabe e francês. Seus anos como metropolita nos Estados Unidos foram marcados pela supervisão de várias paróquias, algumas das quais listamos abaixo:

1. Igreja de Santo Efrém, em Washington DC;
2. Igreja da Mãe de Deus em Jacksonville, Florida;
3. Igreja de São Jacob de Urhoy em Orlando, Florida;
4. Igreja de Santo Estêvão em Miami, Florida;
5. Igreja de São João em Atlanta, Geórgia;
6. Igreja de Santa Helena em Indianapolis, Indiana;
7. Igreja de São Barsawmo em Wyckoff, em New Jersey;
8. Igreja de São João Bar Aphtonia em Cranbury, New Jersey;
9. Igreja de São Jorge no Brooklyn, New York;
10. Igreja de São Tiago de Nisibin no Texas;
11. Igreja de São Philoxenus de Mabug em Roanoke, Virginia.

Atualmente a arquidiocese guiada por Mor Cirilo (hoje Inácio Efrém II Karim) é composta por vinte paróquias, seus trabalhos são reconhecidos especialmente pela presença constante do bispo nas comunidades e a organização da arquidiocese de modo a atender da melhor forma todos os fiéis. Como bispo esteve à frente de diversas iniciativas e órgãos de sua arquidiocese que buscavam atender os fiéis de todas as idades. Criou assim associações para jovens, corais para crianças, grupos de acompanhamento para noivos e casais, celebrações especiais para idosos, comissão arquidiocesana de escola dominical etc.

Além disso, a Sua Santidade Inácio Efrém II Karim publicou uma série de livros e artigos relacionados à a Igreja, dos quais listamos alguns abaixo:
1. Ensaios sobre Teologia e Espiritualidade Siríaca;
2. Conjunto de novos livros litúrgicos;
3. Conjunto de orações para manhã e noite;
4. Livro da Ordem para o enterro do clero;
5. Breve Catecismo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, uma tradução do original escrito pelo falecido patriarca Efrém Barsom;
6. Livro de Leituras para os domingos e festas, publicado originalmente pelo falecido Mor Philoxenus Yuhanon Dolabani de Mardin;
7. O Simbolismo da Cruz nos escritos dos primeiros pais siríacos, de autoria de Sua Eminência e publicado pela Editora Górgias Press (2004).

No âmbito ecumênico Sua Santidade Inácio Efrém II Karim trabalhou ativamente pela unidade dos cristãos, atuando no Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em diversos encontros e comitês, Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos EUA e Conferência Permanente das Igrejas Ortodoxas Orientais da América. Sua Santidade também já esteve no Brasil, pelo menos em duas ocasiões oficiais. Na primeira, em 1998, reuniu-se com os bispos Mor Leolino Gomes e Mor José Faustino, tendo sido enviado pelo saudoso patriarca Inácio Zakka I para tratar dos assuntos relacionados às Igrejas de missão no Brasil, fruto do trabalho missionário do também saudoso bispo Mor Crisóstomos Moussa Matamos Salama, que expandiu o trabalho de evangelização da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia também para os brasileiros sem ascendência oriental. Na segunda vez, em 2006, esteve na 9ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, onde fez parte da comissão que representou nossa Igreja.

No dia 31 de março de 2014 foi eleito, para reinar gloriosamente como sucessor de São Pedro na Sé de Antioquia, como Moran Mor Inácio Efrém II Karem, Patriarca de Antioquia e Todo Oriente.

Autor: Subdiácono Pablo Neves

PATRIARCADO DE ANTIOQUIA E TODO ORIENTE