O Santo Cinto de Nossa Senhora

O Brasil recebeu em 2016 sua mais preciosa relíquia mariana: um pedaço do puro e autêntico Santo Cinto de Nossa Senhora entregue pela Virgem Maria, Mãe de Deus, ao apóstolo São Tomé, quanto estava sendo assunta aos Céus.

A História

A Tradição conta que São Tomé, um dos 12 discípulos do Senhor Jesus, estava pregando o Santo Evangelho na Índia quando recebeu de são Pedro o aviso urgente que a Santíssima Virgem Maria iria deixá-los, em sua Santa Dormição, para ir de corpo e alma aos Céus. Dada a distância, são Tomé se atrasou e não pode contemplar junto dos outros discípulos a Assunção de Nossa Senhora.

São Tomé, mais um vez incrédulo, duvidou que a Virgem Maria teria sido assunta aos Céus, e pediu a são Pedro que seu túmulo fosse aberto. Quando abriram o túmulo, dentro dele só se encontravam alguns lírios e rosas.

Foi exatamente neste momento que, ao levantar os olhos para o céu, são Tomé viu Nossa Senhora na Glória, que lhe entregou uma prova de que o incrédulo apóstolo havia visto a Santíssima Virgem: ela desatou o cinto que estava amarrado em sua cintura e o entregou nas mãos de são Tomé.

De são Tomé até nossos dias: 2000 anos de história

São Tomé apóstolo manteve o Santo Cinto com ele próprio. Depois de sua morte em Mylapore, na Índia, seu corpo e relíquias foram mantidos na Índia. Em 394 d.C, o Santo Cinto mudou-se da Índia para Uraha, e depois para cidade de Homs, na Síria, onde foi colocado na Igreja Sirian Ortodoxa de Santa Maria do Santo Cinto.

Sua Santidade Moran Mor Aphrem I Barsoum, Patriarca de Antioquia e Todo Oriente, de saudosa memória, estudou diversos manuscritos e um livro garshuniano, contendo histórias e discursos enviados pelo povo de Homs em 1852, relatando milagres atribuídos a veneração da relíquia, buscando encontrar vestígios da antiga tradição que afirmava que a relíquia se encontrava verdadeiramente na Igreja em Homs, da Síria.

Após anos de estudos e pesquisas, o Patriarca não tinha dúvidas que a relíquia estava sob a Igreja Sirian Ortodoxa de Santa Maria do Santo Cinto, protegidas pelas suas grossas paredes e pisos de pedra.

Igreja Sirian Ortodoxa do Santo Cinto em Homs - Síria
O arcebispo de Homs ordenou a restauração da igreja e, em 20 de julho de 1953, o Santo Cinto foi descoberto no altar da igreja pelo Patriarca Mor Aphrem Barsoum, na presença de Dom Alexandros, bispo ortodoxo grego de Homs, e sua autenticidade foicientificamente comprovado por estudos de carbono 14.

É considerada uma das relíquias mais importantes da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

O Santo Cinto no Brasil

O reverendo padre Flávio Moreira, brasileiro pertencente ao clero da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil, iniciou a veneração à Virgem Maria do Santo Cinto Há muitos anos, devido aos relatos e provas dos diversos milagres e testemunhos de cura atribuídos à relíquia preservada na Igreja de Homs - Síria.

Em 2016, Sua Santidade Moran Mor Ignatius Aphrem II, 123º Patriarca de Antioquia e Todo Oriente, em visita apostólica oficial ao Brasil, presenteou a Igreja Sirian Ortodoxa Nossa Senhora do Santo Cinto, no Distrito Federal, pastoreada pelo padre Flávio Moreira, com um pedaço da relíquia autêntica do Santo Cinto, diretamente da Síria, uma grande graça para a Igreja em Todo Brasil.

VENHA PEREGRINAR E REZAR DIANTE DA SANTA RELÍQUIA DO SANTO CINTO DE NOSSA SENHORA.

Endereço do Santuário:
Capela Nossa Senhora do Santo Cinto