XIX Sínodo Ortodoxo Nacional

Foi realizado entre os dias 23 e 25 de julho na cidade de Hidrolândia – GO o XIX Sínodo Ortodoxo Nacional. A organização do evento ficou a cargo da diocese do Centro-Oeste, na pessoa do vigário geral abuna Paulo Milton Justus como coordenador, sob orientação de Sua Eminência Mor José Faustino. Na ocasião, estiveram também presentes Suas Eminências Mor Leolino Gomes Neto, metropolita do Distrito Federal e Mor Titos Paulo Tuza, núncio apostólico da Igreja no Brasil.

O clero de todo o Brasil, formado por sacerdotes, diáconos e subdiáconos, se vez representar nos três dias de evento, debatendo a caminhada da Igreja no Brasil e propondo novas ações missionárias de evangelização. A mesa diretora dos debates foi composta pelos três bispos supra citados, além do Raban Cristiano Lopes, abuna Paulo Milton Justus, os corepíscopos Cládio (Ceará) e Cajango (Goiás), e os abunas João Neto e Dario Brasil.

No final do segundo dia de debates S.E. Mor Titos Paulo Tuza fez uma palestra sobre as tradições da Igreja Sirian Ortodoxa aos participantes. Durante o evento foi também lançado o teto base para a ação evangelizadora no Brasil, o Livro de Orações Comum (SHIMO) em português e o manual da celebração da Liturgia de São Tiago.