Homilia - Ser cristão é ter coragem de recomeçar e vencer

Queridos filhos espirituais,

Nós precisamos estar sempre dispostos a mudar nossos comportamentos perante Deus e aos nossos irmãos. Se desejamos alcançar uma vida nova sem remendos, é necessário sair da condição atual e propor uma mudança radical de vida. Isso se quisermos seguir Jesus verdadeiramente como seus discípulos. É nesse caminhar de mudanças que nos deparamos com os enormes desafios, estes quenos atrapalham para estar na intimidade com Deus. E ainda muitas vezes, nós até sabemos o que não nos deixa mudar e, por certo comodismo, não conseguimos dar passos para superar e vencê-los. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:3-6).

Essa conversão é a espiritual, que está inerente na decisão em deixar a desejos como orgulho, preguiça, ganância, inveja, egoísmo e muitas outras formas de mal, leva ao pecado e ao total afastamento de Deus. A conversão proposta pelo Cristo requer mudanças de atos concretos no estilo de vida, como o de Paulo, que aceitou recomeçar, mas não muito foi fácil (Atos dos Apóstolos 9:20-22). 

As coisas realmente não são fáceis, principalmente para aqueles que decidem enfrentar o mundo e suas oportunidades em total adesão ao projeto de Cristo. Ele mesmo disse: "Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia." (São João 15:18-19). 

Vejam agora, o convertido ainda carrega uma desconfiança até dos irmãos na fé, porque todos o conheciam por suas perseguições aos cristãos. Mas, lembremos que para Deus nada é impossível. 

Todos nós temos a possibilidade de mudar. Primeiramente, decida e busque com todo seu coração esse encontro com Senhor. Ele nunca desiste de nós e acredita em nossa capacidade de superar e vencer as trevas. Muitas vezes os olhos humanos não são capazes de enxergar nenhuma chance de vida. Por isso, havia ainda certa desconfiança de Paulo, mas, para Deus tudo é possível quando decidimos mudar. Por isso, se escolhermos caminhar com o Senhor, existe o caminho do abandono das realidades, que são inversas à vontade de Deus. 

Todo tempo é oportuno para recomeçar! Coragem! Vamos recomeçar nossa vida, não tenhamos medo pois, a força do Espirito Santo está conosco. “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7,). 

Esse mesmo Espírito Santo é que nos capacita, a todos os cristãos, a viver uma vida de crescimento e superação, e também a transformar suas vidas para se tornarem imitadores de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Lembremos que Deus está conosco, como esteve com Paulo, Zaqueu, Rute, José e Moisés, pode ter certeza que, independentemente das suas circunstâncias, você vai conseguir superar todas as dificuldades. Busquemos nEle sempre sua força necessária para iniciarmos nosso processo de conversão, é uma verdadeira dádiva que Ele nos oferece pela sua misericórdia infinita e amor. Vamos caminhar ao seu encontro salvífico e recebemos dele a cura interior para todas as nossas lepras, cegueiras e paralisias de pecados.

Que Deus vos abençoe,

 Em nome do Pai + do Filho + e do Espirito Santo + Amém. 


Padre Mikhael Marcos Antônio de Oliveira 
Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia 
Paróquia São Jorge -Aparecida de Goiânia -Goiás. 
Postagem Anterior Próxima Postagem