São Gabriel, bispo de Tur Abdin


São Gabriel nasceu em Beth Qustan, por volta de 572 a 574 d.C., e aos quinze anos de idade entrou para o Mosteiro de São Jorge, contrariando o desejo de seus pais de que seu filho constituísse família. A insistência por parte dos seus pais de que Gabriel casasse era tanta que, após sete anos no Mosteiro de São Jorge, já tendo sido ordenado sacerdote, são Gabriel pediu para ser transferido para o Mosteiro de Kartmin, Deir Al Umur.

Por volta do ano 612 d.C. foi eleito superior do Mosteiro e em 618 d.C. foi sagrado bispo, sucedendo Mor Daniel Uzoyo como superior do Mosteiro e bispo de Tur Abdin.

Muitos milagres são atribuído a intercessão de São Gabriel, inclusive a ressurreição de três mortos. Ele também negociou os direitos da Igreja diante dos conquistadores muçulmanos que dominaram a região.

São Gabriel fez sua alta celestial no dia 23 de dezembro de 648 d.C., estando em seu funeral cerca de 2700 religiosos, entre sacerdotes, monges, diáconos, freiras e mais de mil fiéis de diversas regiões.

Ao final do século XV o Mosteiro recebeu o nome de seu famoso bispo, passando a se chamar Mosteiro de São Gabriel, nome que guarda até hoje. O Mosteiro de São Gabriel é o mosteiro cristão em funcionamento contínuo mais antigo no mundo e realiza todas as suas cerimônias exclusivamente em aramaico.

Ainda hoje sofre duras perseguições do governo turco, tendo suas terras sido tomadas recentemente pelo presidente da Turquia Recep Tayyip Erdoğan, levantando inúmeras críticas internacionais e, para infelicidade dos cristãos sirian ortodoxos da região, incitando ataques curdos contra o Mosteiro e a comunidade local.
Postagem Anterior Próxima Postagem