Igreja Apostólica Armênia - Catholicossato da Cilícia

Sua Santidade Kerekin II - Catholikos (Patriarca) de Todos os Armênios

A Igreja Apostólica Armênia, também denominada Igreja Ortodoxa Armênia, é uma Igreja Oriental Ortodoxa. É a igreja nacional da Armênia e pratica o rito armênio, praticado também pela Igreja Católica Armênia.[2]

História

A ligação da nação armênia com a tradição judaico-cristã, segundo a Bíblia, data do período de Noé, que teria encalhado sua arca no Monte Ararate. Apesar de esta montanha ser hoje parte da Turquia, é um símbolo nacional armênio, e armênios étnicos ainda podem ser encontrados em seus arredores.

O cristianismo foi levado para o país pelos apóstolos São Judas Tadeu e São Bartolomeu, que, após converterem o Rei de Osroena, Santo Abgar, foram enviados por este para pregarem na Armênia, onde teriam convertido a filha de Sanatruces I, que seria fatalmente martirizada juntamente a São Judas. São Bartolomeu ainda converteria uma irmã do mesmo rei, que mais tarde martirizaria ambos. Antes de suas mortes, no entanto, os apóstolos chegaram a consagrar bispos nativos.

Em 301, a Armênia tornou-se a primeira nação do mundo a se tornar oficialmente cristã, doze anos antes de Constantino dar liberdade de culto aos cristãos em Roma. Essa conversão deve-se a Gregório, o Iluminador e ao Rei Tirídates III. As famílias do monge e do rei eram de dinastias rivais, que há anos vinham brigando pelo poder na Armênia e na Pérsia. Quando Tirídates III foi coroado, Gregório, compareceu na coroação, sendo revelado para todos quem era (adversário do rei e cristão). Tirídates III mandou encarcerar Gregório num poço aos pés do Monte Ararate e lá ele ficou por 15 anos. Conta a tradição que o Tirídates III passou a sofrer de licantropia, passando a agir como um javali. Nenhum dos tratamentos ministrados ou ritos pagãos fizeram efeito. Atendendo aos apelos da irmã do Rei, Gregório foi retirado do poço e colocou-se a orar pelo Rei, fazendo com que este voltasse à sua consciência. Em agradecimento, o Rei proclamou Cristo como único na Armênia e Gregório como chefe da Igreja Apostólica Armênia, construindo perto de Erepuni (atual Erevã, capital da Armênia) uma catedral para ser a Santa Sé Armênia. Esse templo foi chamado de Valarsapate e foi construído com pedras trazidas diretamente do Monte Ararate.

A Igreja Apostólica Armênia se separou das demais Igrejas do mundo após o Concílio de Calcedônia em 451, por não aceitar as determinações consideradas pró-nestorianistas. Esse cisma a separa tanto das suas irmãs Católicas quanto das suas irmãs Ortodoxas, pois a Igreja Armênia aceita apenas a autoridade dos três primeiros Concílios Ecumênicos, enquanto a Igreja Ortodoxa aceita sete e a Igreja Católica Romana aceita vinte e um. A Igreja Armênia é erroneamente chamada de monofisista, vale lembrar que ela também considerou herética a existência apenas de uma natureza de Cristo, defendida por Eutiques, a Igreja da Armênia defendeu o Miafisismo que afirma que na pessoa una de Jesus Cristo, Divindade e Humanidade estão unidas em uma única ou singular natureza ("physis"), as duas estão unidas sem separação, sem confusão e sem alteração, que foi defendida por Cirilo de Alexandria no segundo concílio de Éfeso. A Igreja Armênia achou um ponto de equilíbrio entre as duas doutrinas, aceitando que em Jesus há a parte humana e a parte divina, havendo apenas uma natureza do verbo encarnado.

A Igreja Apostólica Armênia mantém-se independente e autônoma na comunhão de Igrejas Orientais Ortodoxas, tendo sua Sede Patriarcal em Valarsapate. Ela foi importante instituição para manter a unidade na diáspora armênia, decorrente do genocídio armênio em 1915.

Estrutura Atual

Catolicato de Todos os Armênios - Santa Sé de Echemiazim

A sede espiritual e administrativa da Igreja Armênia, a Santa Sé de Echemiazim, localizada na cidade de Valarsapate, República da Armênia, foi estabelecida em 301. O Supremo Líder Espiritual e Administrativo da Igreja Armênia é Sua Santidade Karekin II, Supremo Patriarca e Católicos de Todos os Armênios, que é o líder espiritual mundial da Nação, para os armênios tanto na Armênia quanto dispersos pelo mundo.

Patriarcado Armênio de Jerusalém

Tem jurisdição sobre toda a Terra Santa e a Diocese da Jordânia, liderado por Sua Beatitude o Arcebispo Nourhan Manougian.

Patriarcado Armênio de Constantinopla e Toda a Turquia

Tem jurisdição na moderna República da Turquia liderada por Sua Beatitude o Arcebispo Mesrob Mutafyan.

Catolicato (Catholicossato) da Grande Casa da Cilícia - Santa Sé da Cilícia

Localizado em Antelias, Líbano, é uma Sé regional com jurisdição atual sob as Dioceses do Líbano, Síria e Chipre, concedida temporariamente a ela pelo Patriarcado Armênio de Jerusalém em 1929, liderado por Sua Santidade Católicos Aram I.

No Brasil

É representada no Brasil pela Diocese Armênia do Brasil, com a Catedral de São Jorge em São Paulo, onde está sediado o Bispo Nareg Berberian, e uma paróquia em Osasco.

FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Apost%C3%B3lica_Arm%C3%AAnia