Mor Gregório Bar’Ebroyo, a luz do oriente

Ele não é canonizado, portanto não é considerado um santo, mas sua obra o fez ser considerado um dos mais proeminentes doutores da Igreja Ortodoxa Siríaca, a ponto de ter o dia 30 de julho em honra a seu nome.

Nascido em Melitene, em 1226, Bar’Ebroyo (Bar Hebraeus) ou Mar Gregório Bar’Ebroyo, sagrado bispo em 1246, é uma verdadeira celebridade intelectual de nossa Igreja. Sua obra estende-se aos mais diversos assuntos, como teologia, história, medicina, matemática, gramática, filosofia, direito, ética e monaquismo, todas em siríaco ou em árabe.

Foi sagrado em 1266 Maphryono do Oriente, título que hoje corresponde ao de Cathólicos do Oriente, ou seja, o primaz da Igreja Ortodoxa Siríaca da índia. Viveu, enquanto Maphryono, no mosteiro de Mor Mattay, perto de Mosul, no Iraque.