Dia 01 de outubro nossa Igreja Sirian Ortodoxa comemora Mor Addai (ou Santo) Addai (São Thadeu de Edessa), um dos 70 apóstolos, responsável pela evangelização na região da Mesopotâmia, e enviado pelo próprio Senhor Jesus ao rei Abgar de Edessa para curá-lo, segundo relato do historiador Eusébio de Cesareia (séc. III).
Abgar, rei de Edessa, segundo relato de Eusébio, trocou uma correspondência com o próprio Jesus Cristo. Eusébio de Cesareia diz ter encontrado nos arquivos da corte real de Edessa o texto siríaco dessa correspondência. Segundo consta, o rei Abgar, tendo ouvido falar dos milagres que Jesus operava, lhe escreve uma carta pedindo para que ele fosse até Edessa para livrá-lo de uma doença incurável. Jesus lhe responde dizendo que era impossível deixar a Palestina, mas que após sua Ascensão ele enviaria um discípulo seu que o curaria.
A narrativa conta ainda que Addai chega em Edessa e restabelece a saúde do rei, evangelizando em seguida toda a cidade. Afirma ainda que o mensageiro do rei, por sua vez, sendo um ótimo pintor, aproveita a ocasião para fazer um retrato de Jesus para mostrar ao rei, por ocasião de seu retorno. Neste relato está a origem da famosa imagem de Edessa, que retrata o rosto do próprio Jesus, tonando-se um dos mais famosos ícones de Cristo da antiguidade.