Santo Addai (Thadeu) de Edessa


Dia 01 de outubro nossa Igreja Sirian Ortodoxa comemora Mor Addai (ou Santo) Addai (São Thadeu de Edessa), um dos 70 apóstolos, responsável pela evangelização na região da Mesopotâmia, e enviado pelo próprio Senhor Jesus ao rei Abgar de Edessa para curá-lo, segundo relato do historiador Eusébio de Cesareia (séc. III).

Abgar, rei de Edessa, segundo relato de Eusébio, trocou uma correspondência com o próprio Jesus Cristo. Eusébio de Cesareia diz ter encontrado nos arquivos da corte real de Edessa o texto siríaco dessa correspondência. Segundo consta, o rei Abgar, tendo ouvido falar dos milagres que Jesus operava, lhe escreve uma carta pedindo para que ele fosse até Edessa para livrá-lo de uma doença incurável. Jesus lhe responde dizendo que era impossível deixar a Palestina, mas que após sua Ascensão ele enviaria um discípulo seu que o curaria.

A narrativa conta ainda que Addai chega em Edessa e restabelece a saúde do rei, evangelizando em seguida toda a cidade. Afirma ainda que o mensageiro do rei, por sua vez, sendo um ótimo pintor, aproveita a ocasião para fazer um retrato de Jesus para mostrar ao rei, por ocasião de seu retorno. Neste relato está a origem da famosa imagem de Edessa, que retrata o rosto do próprio Jesus, tonando-se um dos mais famosos ícones de Cristo da antiguidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem