ATIVIDADES PATRIARCAIS – JANEIRO 2020

No dia 19 de janeiro de 2020 SS o Patriarca Moran Mor Ignatius Afrem II, Sumo Pontífice da Igreja Universal Siríaca Ortodoxa de Antioquia juntamente com Suas Beatitudes Youssef III, patriarca da Igreja Siríaca Católica, Cardeal Bechara Boutros al Rai, patriarca da Igreja Maronita Católica, Joseph Abi, patriarca católico Melquita inauguraram a Semana de Orações pela união dos cristãos realizada na Igreja Siríaca Católica da Anunciação em Beirute, Líbano e da qual participaram representações de outras igrejas cristãs.
As orações se voltaram para a união da Igreja e o reino da paz nos corações humanos para que estes também possam ser um como o é o Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
No dia 21 de janeiro SS o Patriarca Moran Mor Ignatius Afrem II juntamente com Suas Beatitudes o Patriarca João X da Igreja Grego-Ortodoxa, Cardeal Louis Raphael Sako da Igreja Caldaica, o reverendo Dr. Habib Badr, pastor sênior da Igreja Nacional Evangélica de Beirute e o Dr. Souraya Bacaalany atual secretário do Comitê Executivo das Igrejas Cristãs do Oriente Médio promoveram encontro com Sua Beatitude o Arcebispo de Nova Justina e Chipre, Crisóstomos II quando foi discutida a situação difícil do Oriente Médio em especial dos cristãos e a esperança das igrejas no alívio das tensões.
No dia 27 de janeiro, SS o Patriarca Moran Mor Afrem II, sediou o Encontro da Comissão Internacional do Diálogo Teológico entre a Igreja Católica Romana e as Igrejas Orientais Ortodoxas na residência patriarcal em Atchane no Líbano.
Depois das vesperais, SS deu as boas-vindas aos membros da Comissão e falou da importância do diálogo entre as Igrejas, as diferentes etapas e o progresso havido em aproximar as Igrejas na união em Cristo. Enfatizou ainda SS o papel das Igrejas Apostólicas na preservação da fé e nos ensinamentos dos apóstolos e dos santos padres. Orou para que a Igreja possa permanecer unida no Corpo Único de Cristo que é em verdade seu Sumo Sacerdote. Parabenizou e encorajou o trabalho da Comissão por seu esforço em aproximar as diferentes tradições da Igreja.
Os membros da Comissão agradeceram a acolhida de SS e Sua Eminência o Cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício da Igreja Católica para promoção da unidade cristã e Co-presidente da Comissão resumiu os trabalhos da Comissão e os objetivos do tema atual.
Participaram do Encontro Suas Eminências, Mor Theophilos George Saliba, arcebispo das Montanhas do Líbano e Trípoli, Mor Theophilos Kuriakos, Vigário patriarcal na Europa representando a nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e como observador do Encontro Mor Polycarpus Augin Aydin, Vigário Patriarcal na Holanda nossa Igreja.
No dia 28 de janeiro, SS o Patriarca Mor Afrem II participou da Reunião Espiritual havida na sede da Igreja Maronita em Kerke a convite de Sua Eminência o Cardeal Bechara Boutros Al Rai, patriarca maronita. Participaram da reunião Sua Santidade Aram I, Catholicos da Cátedra Armênia Ortodoxa da Casa de Cilícia e Suas Eminências Youssef III da Igreja Siríaca Católica, Gregorios Bedros XX da Igreja Armênia Católica, Joseph Absi, Melquita Católica, Michel Kassarji arcebispo caldeu de Beirute, bispo Cesar Essayan, vigário apostólico de Beirute e Dr. Joseph Kassab chefe do sínodo evangélico da Síria e do Líbano.
Ao final da reunião foi emitido um comunicado no qual expressaram seu alívio pela formação do novo ministério governamental do Líbano. Convocaram as autoridades à luta contra a corrupção e à recuperação dos fundos públicos, e, insistiram no direito de demonstração pacífica condenando o caos nas ruas do país. Ainda no comunicado convocaram a comunidade internacional a ajudar na recuperação econômico-financeira do Líbano. Exigiram também o empenho da comunidade internacional em restabelecer a paz e a ordem no Oriente Médio e pelo retorno imediato dos dois bispos sequestrados de Alepo, Boulos Yazigi e Gregorios Hanna Ibrahim.
Aniss Ibrahim Sowmy – 2020