ATIVIDADES PATRIARCAIS

1 - SS o Patriarca, Moran Mor Afrem II, Sumo Pontífice da Igreja Universal Siríaca Ortodoxa de Antioquia e Todo Oriente convidou todos os embaixadores, encarregados de negócios e representações diplomáticas nas Síria para uma recepção formal no Patriarcado Sirian Ortodoxo de Antioquia em Bab Tuma, Damasco.
À recepção compareceu o Ministro de Relações Exteriores da Síria, Dr. Faysal Mokdad assim como os embaixadores e chefes de missões diplomáticas de diversos países além de diversos arcebispos e padres da Igreja Sirian Ortodoxa.
SS o Patriarca deu as boas vindas a suas excelências em uma "casa síria" que está sempre aberta a receber todos. Expressou seu prazer em dar as boas vindas a todos no que está se tornando uma tradição a todo início de ano novo e desejou a todos um abençoado ano novo pleno de prosperidade e paz.
Disse ainda que eta reunião permite refletir sobre o ano passado com seus momentos felizes e outros não tão agradáveis. Afirmou que apesar da insistência de muitos em criar violência e guerra na Síria, a boa vontade prevalecerá e a paz voltará a reinar.
Agradeceu àqueles que se sacrificaram por seus países e falou das sanções impostas à Síria. Detalhou que tais sanções só causam sofrimento ao povo sírio e por outro lado afirmou que a persistência ao final trará a vitória para a Síria e ajudará na exigência da total integração do território geográfico sírio.
Concluiu SS, agradecendo suas excelências desejando a eles, aos seus povos e aos seus países sucesso e prosperidade no ano novo.
Dr. Mokdad agradeceu SS por reunir a todos numa das casas de Deus na Síria e expressou sua esperança que todos os povos da região se unam para conduzir a humanidade no futuro, assegurou que a Síria está sempre otimista sobre seu futuro quando os líderes religiosos pregam amor e misericórdia ao povo em geral. Dirigiu-se aos diplomatas presentes prometendo facilitar suas missões e na esperança de todos informarem a verdadeira situação da Síria a seus países.
O embaixador do Irã congratulo SS e através dele toda a Síria esperançoso de se encerrar esta crise na Síria no ano que começa.
O embaixador da Rússia agradeceu SS por sublinhar o papel da Rússia na luta contra o terrorismo na Síria e prometeu continuar com os esforços para acabar com a violência na Síria.
A embaixatriz do Iraque delineou o sofrimento comum do povo iraquiano e o povo sírio devido ao fanatismo religioso que se constituem na ameaça a todos os países do Oriente Médio.
Fotos 1 a 11
2 - No dia de Santo Antonio o Egípcio, 17 de janeiro, durante a celebração da Santa Missa no Mosteiro de Santo Afrem em Maraat Sednaya na Síria, SS o Patriarca Mor Afrem II ministrou a tonsura aos diáconos Charbel Rizk e Shemoun Absin ordenando-os monges.
Em sua homilia SS falou do monacato voluntário que os novos monges abraçaram para suas vidas enfatizando que o monge sempre busca a salvação da alma e deve buscar a santidade na perfeição seguindo a ordem de Nosso Senhor.
Obs: Os novos monges ainda não foram ordenados sacerdotes plenos, em nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia chamamos de DAYROYE XARUOYE.