CARTA PASTORAL POR OCASIÃO DA QUARESMA 2020

Por Sua Eminência Mor Tito Paulo
.
Brasília – DF, 29 de fevereiro de 2020.
.
Amados irmãos e filhos espirituais, Clérigos e Fiéis da Santa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em missão no Brasil e América Latina – Arquidiocese de Brasília e de todo o Brasil, que a paz e a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam convosco.
.
Neste domingo, 1º de março de 2020, iniciamos nossa Santa Quaresma (em aramaico “Sawmo Rabo”), conforme o calendário religioso de nossa Santa Igreja de Antioquia, sendo, pois, um período em que toda a Igreja, unida em Jesus Cristo, se prepara para a sua Semana Santa, de paixão, morte e ressureição.
.
O tempo da quaresma é tempo de reflexão e conversão, tempo de entrega e exaltação a Deus, no qual, mais do que nunca, devemos suplicar a Deus por sua misericórdia e justiça para este mundo de perdição e idolatria, que vem, diariamente, enfrentando grandes tribulações e pestilências.
Como bem nos ensina nosso saudoso Patriarca Moran Mor Ignatius Aphrem I, BARSOUM: “O homem tem três inimigos: Satã, a carne e o mundo. E para tanto temos três armas contra eles: a oração contra Satã, a abstinência contra a carne e a caridade contra o mundo”. Desse modo, aproveitemos este período para nos dedicar ao Jejum, a Oração e a Caridade, nos despindo das obras e influências do maligno sobre nossas vidas, e fazendo ressoar nos quatro cantos do mundo o sublime nome de Jesus, como único Deus e Salvador de todos os povos.
.
Oportunamente, neste primeiro domingo quaresmal em que recordamos o primeiro milagre público de Jesus, transformando a água em vinho bom nas bodas de Caná da Galileia (cf. João 2, 1-11), peçamos ao Senhor, através da intercessão da Santa Virgem Maria, para que Ele nos transforme em homens novos, bem como nossos sofrimentos em alegrias, nossas fraquezas em vitórias e nossas trevas em luz, a fim de que ao término dessa vida transitória possamos ouvir suas doces palavras: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25, 34), e, assim, festejarmos juntos nossa vitória sobre a morte e sobre o pecado.
.
No amor de Cristo, permaneçamos fiéis,
MOR TITO PAULO GEORGE HANNA
Arcebispo e Núncio Apostólico do Brasil