Mor Esha 'eu Holoboyo

15 de outubro é a comemoração do dukhrono de Mor Esha 'eu Holoboyo (Santo Isaías de Alepo), de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Siríaca Ortodoxa.

Mor Esha 'eu Holoboyo (Santo Isaias de Alepo) foi um dos discípulos de Mor Augin, que se mudou para Almejo em Tur' Abdin. Os pais dela eram pessoas ricas de Alepo. Deram-lhe uma boa educação e casou-se aos 22 anos, ainda que contra a sua vontade, com uma jovem chamada Hanna.

Durante a noite de casamento, um anjo apareceu para ele e sua jovem esposa. Mor Esha ' ya e Hanna concordaram em seguir em frente para viver em abstinência. Mor Esha 'já havia conhecido Mor Augin no caminho para a Mesopotâmia e, a partir deste encontro, se desenvolveu em Mor Esha' já o desejo de se tornar monge. Mas primeiro perguntou à Hanna se ela queria se tornar freira. Separaram-se e, então,  Mor Esha ' já seguiu Mor Augin para pregar e viver uma vida de cura.

Depois de se instalar em Alepo fez uma peregrinação na Palestina. Quando visitou a esposa Hanna, perto de Aleppo, no mosteiro dela, encontrou-a morrendo no seu leito de morte. Ele chorou amargamente, mas viu que o quarto se iluminava enquanto ela entregava a sua alma ao seu Senhor. Depois de voltar para Alepo, ele batizou muitas pessoas na cidade. Seus restos mortais estão enterrados na igreja principal do Mosteiro de Mor Gabriel. na Turquia.

Oh, Mor Esha ' eu Holoboyo! Rogai por nós perante o trono de graça de Deus. Amém.